Somente hoje vi o vídeo da palestra do Peter-Paul Koch (PPK) feito no mês passado no Yahoo! sobre o Fronteers. A proposta é reunir desenvolvedores de front-end em uma organização própria na Holanda, país natal do PPK.
Para quem não liga a pessoa ao title job, os desenvolvedores de front-end também são conhecidos por HTMLers, programadores de HTML (sic), codificadores, “cabeçudinhos” e assim por diante. Este profissional é a conexão entre designers de interface e de interação, arquitetos de informação, desenvolvedores e analistas, e no entanto é uma das posições mais mal compreendidas e mal remuneradas no ambiente de trabalho Web.
Alguns dos objetivos deste grupo é:
- Determinar quais são os requerimentos mínimos para ser um bom desenvolvedor de front-end: HTML? CSS? Acessibilidade? Flash? JavaScript???
- Assegurar uma certificação confiável para estes profissionais, de acordo com os requerimentos definidos.
- Acabar com a ladainha do title job.
Tenho trabalhado nesta função boa parte dos meus dez anos de Web (ouch!) e nem sei por quanto tempo tenho esperado por uma iniciativa assim. Espero ver os próximos capítulos lá para, quem sabe, trazer para o Brasil algo parecido.